skip to Main Content
English Portuguese
PlantPraxis Anuncia Acordo De Parceria Com A Bio-Manguinhos/Fiocruz Para Pesquisa E Desenvolvimento Do Biossimilar Do Pembrolizumabe

PlantPraxis anuncia Acordo de Parceria com a Bio-Manguinhos/Fiocruz para pesquisa e desenvolvimento do biossimilar do pembrolizumabe

PlantPraxis Biotecnologia, uma Joint Venture entre a PharmaPraxis (Empresa Brasileira do Grupo Axis Biotec) e a canadense PlantForm, firma parceria com Bio-Manguinhos/Fiocruz, para pesquisa e desenvolvimento de medicamento biossimilar contra câncer-pembrolizumabe.

RIO DE JANEIRO, Brasil, 12 de abril de 2021 – A PlantPraxis Biotecnologia, joint venture criada as empresas PharmaPraxis e PlantForm Corporation, anunciam Acordo de Parceria com a Bio-Manguinhos/Fiocruz (Ministério da Saúde do Brasil) para pesquisa e desenvolvimento do biossimilar do pembrolizumabe.

Em 2015, o primeiro biossimilar foi aprovado pela ANVISA no Brasil, o que abriu caminho para tecnologias inovadoras, proporcionando aos brasileiros tratamentos acessíveis e eficazes contra o câncer, salvando assim milhões de vidas. A droga original, pembrolizumabe, é amplamente usada na imunoterapia para tratar diferentes tipos de câncer, incluindo melanoma, câncer de pulmão, câncer de cabeça e pescoço e câncer de estômago.

A droga original (Keytruda® da Merck) é líder global no mercado de tratamento oncológico e está prestes a ser a droga mais vendida do mundo até 2025, com vendas projetadas anuais de US$ 22,5 bilhões, perdendo a exclusividade nos EUA, UE e Brasil em 2028.

 

Axis Biotec, uma Empresa 100% brasileira, voltada para a pesquisa de produtos e serviços inovadores na área da saúde, trará juntamente com os seus parceiros e com uma das tecnologias mais promissoras do mundo, um biossimilar do pembrolizumabe de baixo custo para o Brasil, o que significa acesso a tratamento de ponta para os brasileiros e economia para o SUS “, comentou Eduardo Cruz, CEO do Grupo Axis Biotec.

 

Esse acordo promove as colaborações da PlantForm no Brasil para disponibilizar medicamentos contra o câncer acessíveis e eficazes para milhões de brasileiros“, disse o Dr. Don Stewart, Presidente e CEO da PlantForm

 

Acreditamos fortemente que pode ser uma opção importante para levar biofarmacêuticos de alta qualidade/baixo custo e vacinas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A PlantForm possui uma das tecnologias mais promissoras do campo, representando um parceiro ideal para buscar esse objetivo“, comentou Sotiris Missailidis, diretor adjunto de Desenvolvimento Tecnológico da Bio-Manguinhos/Fiocruz.

 

A tecnologia proprietária da PlantForm, o sistema vivoXPRESS® à base de plantas, torna mais fácil, rápido e mais barato desenvolver e produzir biológicos para indicações aprovadas e novas.

Com essa parceria, a iniciativa de pesquisa e desenvolvimento de três anos culminará em protocolos para ensaios clínicos fase 1 e fase 3. Após a conclusão bem-sucedida de ensaios clínicos e entrada no mercado no Brasil por meio da Bio-Manguinhos/Fiocruz e Axis Biotec/PlantPraxis, o pembrolizumabe biossimilar será levado para o mercado mundial.

Sobre a parceria

A PlantPraxis é uma joint venture entre a PlantForm do Brasil (subsidiária integral da PlantForm Corporation) e a Axis Biotec Brasil para desenvolver e produzir versões biossimilares e/ou biobetters de medicamentos biológicos-chave utilizando a plataforma de fabricação vivoXPRESS®. Bio-Manguinhos é uma instituição governamental brasileira responsável pelo desenvolvimento tecnológico e produção de vacinas, reagentes e biofarmacêuticos para atender às necessidades de saúde pública.

Back To Top