English Portuguese

PlasmaCord®

O PlasmaCord® é um plasma pobre em plaquetas, derivado de sangue de cordão umbilical e placentário estéril, obtido por fracionamento (por meio de gradiente densidade associado a centrifugação) do material de partida, sangue do cordão umbilical e placentário humano, de nascituros de parturientes saudáveis, submetidas a triagem sorológicas e molecular para doenças transmissíveis pelo sangue.

O plasma constitui aproximadamente 55% do volume total de sangue. É um líquido complexo, claro, cor de palha, com 7% de proteína, 91% água e 0,9% sais minerais. A maioria (aproximadamente 70%) da proteína plasmática total é albumina, estando também presentes na sua composição outras proteínas plasmáticas imunoglobulinas, fatores de coagulação, proteínas brinolíticas, proteases e inibidores de protease, além de concentrações de fatores de crescimento e citocinas anti-inflamatórias e ativadoras de crescimento de células tronco, como o EGF, VEGF, IGFs, interferons e interleucinas (ILs)1.

O produto é rico em fatores de crescimento necessários para o crescimento e a sobrevivência das células durante o desenvolvimento e para mediar a reparação tecidual em locais lesionados em condições fisiopatológicas.

Atualmente, a Cellpraxis investe em um ensaio clínico para avaliar a segurança e tolerabilidade de infusão intravenosa do PlasmaCord® em pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente da infecção pelo SARS-CoV-2, que receberam a indicação de transferência para unidade de terapia intensiva (UTI) pela equipe médica responsável, segundo os critérios e protocolos institucionais, sem alternativa terapêutica.